Cada vez mais podemos observar em rótulos de produtos cosméticos os termos, livre de sulfato, livre de parabenos, petrolato free, mas qual o real significado disso, eles são mesmo tão ruins assim?
PARABENOS
São os conservantes de baixo custo, eles eliminam micro-organismos em praticamente todas as fórmulas de produtos cosméticos, shampoos, cremes, loções e outros. Algumas pessoas podem desenvolver irritabilidade dessa substância, e pode causar alergia. Em alguns países eles já não podem mais ser utilizados.
PETROLATO
Trata-se de um subproduto do petróleo, pode ser encontrado em óleos minerais, parafinas e vaselinas, utilizado na produção de máscaras, condicionadores, loções e hidratantes. Ele quando aplicado em excesso pode obstruir as camadas cuticulares, maquiando o efeito dos produtos e impedindo que eles penetrem nas camadas profundas dos tecidos e/ou fios. Pode desenvolver irritabilidade cutânea em algumas pessoas mais sensíveis.
SULFATO
O sulfato é mais conhecido como o lauril sulfato de sódio, ingrediente comum em shampoos por ser um detergente que promove espuma e limpeza dos fios. Seu efeito pode ser agressivo se aplicado em grandes quantidades porque pode tirar a oleosidade natural, camada protetora dos fios e couro cabeludo e abrir as cutículas além do necessário.
Vale salientar, que esses ingredientes não são tão ruins assim, e como tudo na vida devem ser usados sem excessos e com cautela, com exceção de pessoas que são mais sensíveis e propensas a desenvolver irritabilidade e alergia, para os “alergogênicos” o ideal é procurar produtos com formulações alternativas, livres de sulfatos, parabenos e petrolatos.
Agora que você já sabe e conhece esse mercado da beleza completamente diversificado, acesse a nossa loja e adquirira o produto ideal para os seus cabelos e estilo de vida.
Tchau, e até o próximo Blog Portier.